Pages

10 de maio de 2015

NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians !



Núcleo de Estudos Corinthians

O projeto
Desde sua fundação, em 1910, no bairro paulistano do Bom Retiro, o Corinthians constitui-se em muito mais que simples agremiação futebolística. Produto do sonho de trabalhadores humildes, muitos deles migrantes ou imigrantes, nasceu para conceder vez e voz ao povo, universalizar acessos e patrocinar convergências, entendimentos e conciliações.
Dentro das quatro linhas, o Corinthians tornou-se logo clube vencedor. Fora delas, converteu-se em patrimônio histórico, cultural e social dos brasileiros. No apreço e respeito pela diversidade, realizou com sucesso a síntese da moderna brasilidade.
No Timão, experiência sem fim, encontram-se as etnias, os credos, as classes sociais, em processos permanentes de diálogo e transformação. O Corinthians é laboratório de metamorfoses. Vivo, dinâmico, muda sua nação, enquanto é modificado por ela.
Na efervescência modernista do anos 1920, o escritor Menotti Del Picchia pronuncia célebre frase que, ao mesmo tempo, expressa uma admiração e propõe um desafio: “o Corinthians é um fenômeno sociológico a ser estudado em profundidade”.
Imenso, intrincado, complexo, o Time do Povo oferece-se, portanto, como enigma a seus amantes e àqueles que estudam sua importância na dinâmica das transformações sociais. Cada um procura, a seu modo, desvendar uma fração do mistério corinthiano.
O Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO), cuja sigla presta homenagem a seu craque pioneiro, propõe-se a colaborar de forma metódica com essa busca. Sua proposta é fomentar o intercâmbio de informações e ideias, organizar o conhecimento compilado e realizar o processo de difusão desses saberes construídos.

Autoria
O NECO é uma instância coletiva de trabalho, aberta a todos os interessados em colaborar de forma organizada na construção de um acervo de conhecimentos relativos à experiência corinthiana. Pertence oficialmente ao Departamento Cultural do Sport Club Corinthians Paulista.

Missão
Constituir pesquisas, estudos, conferências e debates que resgatem a história do Corinthians e estimulem reflexões sobre seu papel nos processos permanentes de transformação social.
O “NECO” se propõe a colaborar com a instituição, apresentando-se como aliado estratégico nas batalhas do cotidiano, empenhado em oferecer respostas para os desafios impostos pela modernidade no ambiente do futebol globalizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário